Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mulheres privadas de liberdade receberam orientações sobre o câncer de mama e colo do útero, e ganharam um dia de beleza e cuidados com a pele e cabelos
Os cuidados com a saúde precisam ser mantidos, mesmo se a liberdade estiver cerceada. Por isso, equipes da CGBP – Casa da Gestante, Bebê e Puérpera – Anexo III do HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, visitaram mulheres privadas de liberdade e as orientaram sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.
A ação, alusiva à campanha do Outubro Rosa, foi realizada na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, no dia 26, com o tema “Saúde e bem-estar no cárcere”. E, além das palestras socioeducativas e testes rápidos de saúde, também proporcionou um dia de beleza, com serviços como manicure, esmaltação nas unhas, limpeza de pele e cuidados com os cabelos.
“A campanha garantiu a integralidade da atenção à saúde das mulheres privadas de liberdade”, destaca Alessandra Barros, coordenadora da Casa da Gestante.
Além da CGBP do HEDA, também participaram da ação representantes da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Parnaíba, Faculdades Ipede e Forever Living.
Diagnóstico precoce
No Piauí, segundo projeção do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o ano de 2023 deve gerar a ocorrência de até 860 novos casos de câncer de mama e até 360 novos casos de câncer do colo do útero.
As causas desses dois tipos de câncer são variadas e, geralmente, sem sintomas aparentes, porém, uma coisa é certa: o diagnóstico precoce salva vidas.
Por isso, durante as orientações, as equipes demonstraram como realizar o autoexame e sensibilizaram as mulheres a procurarem assistência médica no caso de encontrarem nódulos ou estiverem em dúvida.
“Não poderíamos deixar de promover esse momento de reflexão e conhecimento. A informação e o cuidado salvam vidas”, acrescenta Alessandra Barros.
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.