A terceira captação múltipla de órgãos no HEDA contou com o apoio da equipe do HGV. (Foto: Camila Neto)

HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos e transforma dor em esperança

Getting your Trinity Audio player ready...

Operação envolveu uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, composta por cirurgiões, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, e com o apoio da equipe do HGV

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, continua dando passos importantes para a consolidação de sua atuação como referência em captação de órgãos no Piauí.

No dia 17 de maio, a unidade realizou sua terceira captação múltipla de órgãos em menos de um mês, um marco expressivo para a saúde pública da região. Com isso, o hospital, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), reafirma seu compromisso com a vida e com o fortalecimento da rede estadual de transplantes.

Cada órgão representa uma nova chance de vida e é um símbolo, um gesto que inspira e transforma o luto em esperança para aqueles que ainda aguardam. (Foto: Camila Neto)
Cada órgão representa uma nova chance de vida e é um símbolo, um gesto que inspira e transforma o luto em esperança para aqueles que ainda aguardam. (Foto: Camila Neto)

Com cerca de três horas de duração, o procedimento iniciou por volta das 10h e envolveu uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, composta por cirurgiões, perfusionistas, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além do apoio da equipe do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Nesta captação, o fígado foi destinado a um paciente em Fortaleza, no Ceará,  enquanto os rins e as córneas seguiram para a capital, Teresina, onde beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes. 

A doação de órgãos é, acima de tudo, um gesto de amor e empatia. Em meio à dor da perda, uma família que toma a nobre decisão de autorizar a doação permite que outras vidas possam continuar. (Foto: Camila Neto)
A doação de órgãos é, acima de tudo, um gesto de amor e empatia. Em meio à dor da perda, uma família que toma a nobre decisão de autorizar a doação permite que outras vidas possam continuar. (Foto: Camila Neto)

“Com uma atuação cada vez mais estruturada, o HEDA avança com profissionalismo, humanidade e responsabilidade”, afirma Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). “O hospital amplia sua capacidade de resposta à demanda por transplantes e fortalece, dia após dia, o elo entre a dor de quem perde e a vida de quem recomeça”, acrescenta.

Integração e solidariedade

Nadja Freitas, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), destaca a importância da atuação integrada das equipes e menciona o treinamento sobre perfusão de órgãos realizado em Teresina.

O curso teve como objetivo a atualização de práticas e protocolos fundamentais para garantir a qualidade e a viabilidade dos órgãos doados, fortalecendo a preparação técnica dos profissionais de enfermagem do HEDA.

“Parnaíba tem contribuído de forma significativa graças à solidariedade de famílias enlutadas e ao esforço das equipes da CIHDOTT, com apoio da Sesapi. Parabenizo os profissionais envolvidos pelas três captações já realizadas e pelo trabalho ágil e comprometido, que salva vidas”, pontua o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.