Dia Mundial da Gentileza é uma data para refletir sobre a importância das pessoas ao nosso redor e como tratamos uns aos outros no dia a dia

Dia da Gentileza: colaboradores do HEDA espalham empatia nos corredores

Getting your Trinity Audio player ready...

Ação promovida pelo setor de Recursos Humanos do hospital distribuiu mensagens de carinho para os colaboradores, que também compartilharam cartões entre si

Cumprimentar os colegas ao chegar e desejar “bom dia” podem tornar a jornada e o ambiente de trabalho mais agradáveis. Sabendo disso, o setor de Recursos Humanos do HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organizou uma ação no Dia Mundial da Gentileza, celebrado em 13 de novembro, para estimular a cordialidade entre os colaboradores da unidade e também dos Anexos I e II.

Uma das ações foi o Bingo da Gentileza, que fazia refletir ao mesmo tempo que incentivava a agradecer por receber ajuda no trabalho, elogiar um colega, aceitar sugestões, escutar o outro enquanto conversam e outras atitudes. E outra ação com bastante adesão foi a urna de mensagens, onde os colaboradores puderam espalhar gentileza com cartões escritos à mão aos colegas e entregues pessoalmente pelo RH.

Bingo da Gentileza foi distribuído para os colaboradores refletirem sobre suas ações nos últimos dias
E você, já disse o quanto alguém é importante no seu dia a dia ou na sua vida?

A troca de mensagens de amizade, gratidão e reconhecimento entre os colaboradores dos setores foi um sucesso, segundo Julianne Cunha, psicóloga organizacional do HEDA. “Praticar a gentileza é um hábito que faz a diferença no ambiente laboral, além de proporcionar um clima mais positivo e o cuidado entre os profissionais, entregando um serviço melhor e mais humanizado”, destaca.

Gentileza gera gentileza

O Dia Mundial da Gentileza tem origem em uma conferência realizada em Tóquio, no Japão. Em 1996, o Movimento Mundial da Gentileza (tradução livre de WKM – World Kindness Movement) começou a reunir representantes de vários países para expressar a importância da gentileza como atitude transformadora para um mundo melhor.

A iniciativa prosperou e a data foi oficializada em 2000. Atualmente, o movimento conta com 30 países membros, dentre eles o Brasil, representado pela ABQV – Associação Brasileira da Qualidade de Vida, desde 2005.

 

Equipes de diferentes setores participaram do Dia Mundial da Gentileza do HEDA e tornaram o dia mais leve
Participaram da ação os colaboradores do HEDA, Pró Médica e Hospital Nossa Sra. de Fátima

Mas bem antes disso, havia um homem que percorria as ruas do Rio de Janeiro espalhando mensagens de amor, bondade e generosidade pintando os muros da cidade, na década de 1970. Seu nome era José Datrino, o Profeta Gentileza. A frase “Gentileza gera gentileza” virou seu maior legado e inspira artistas e pessoas comuns até hoje.

Sobre o HEDA

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.