Getting your Trinity Audio player ready...
|
Hospital investiu em infraestrutura, aquisição de equipamentos modernos, capacitação dos profissionais de saúde e otimização dos processos internos
“Queria fazer um feedback do centro cirúrgico e da clínica cirúrgica, que recepcionou muito bem minha mãe, pela cirurgia extremamente segura. A laparoscopia foi um sucesso e só tenho gratidão a toda a equipe e ao HEDA e ISAC”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados ao HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI), pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.
Em 2023, o HEDA, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, realizou 87.557 atendimentos de fevereiro a dezembro. A ausência dos dados do mês de janeiro ocorreu devido à mudança do sistema do hospital.
Além disso, foram realizadas um total de 5.571 cirurgias, sendo 552 cirurgias eletivas e 5.019 cirurgias de urgência e emergência, e um total de 3.363 partos, dos quais 2.033 partos normais e 1.330 partos cesáreas.
Já o Núcleo de Captação de Córneas encaminhou a doação de 28 córneas para o Banco de Olhos do Estado do Piauí, ajudando a reduzir a fila de espera.
O ISAC está à frente do hospital desde junho e tem feito investimentos em diversas áreas, assim como em capacitação profissional em práticas avançadas em saúde, refletindo na qualidade do atendimento e segurança dos procedimentos, afirma Waldineide França, diretora-geral do HEDA.
“Aumentamos a eficiência operacional, reduzindo os tempos de espera e agilizando os processos internos. Além disso, implementamos protocolos mais eficazes para garantir a segurança dos pacientes, resultando em índices positivos de satisfação e confiança”, ressalta Waldineide França.
Destaque também para o início das obras da nova clínica cirúrgica, revitalização do Pronto Socorro, renovação da fachada da unidade e reforma do jardim.
Também foi implementado um novo sistema na lavanderia do hospital, mais moderno, um novo refeitório climatizado para os colaboradores e a aquisição de novos equipamentos para cirurgias ortopédicas e neurológicas.
“Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor e seguro, onde cada paciente se sinta cuidado e respeitado em todas as etapas do seu tratamento”, pontua Waldineide França. “Agradecemos a confiança e reafirmamos nosso compromisso em continuar trabalhando arduamente para superar desafios, melhorar constantemente e proporcionar o melhor atendimento possível à nossa comunidade”, conclui.
Reconhecimento e excelência
O ano de 2023 também marcou conquistas significativas. Em março, o Projeto Lean nas Emergências, organizado pelo Ministério da Saúde, divulgou a classificação dos 39 hospitais participantes de todas as regiões do país e o HEDA ficou entre os cinco hospitais com o melhor desempenho.
O objetivo do projeto é reduzir a superlotação e aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços de emergência nos hospitais, e a classificação do HEDA é a comprovação do trabalho em equipe e compromisso dos colaboradores em oferecer a melhor assistência em saúde para a população de Parnaíba e região.
E em dezembro, o hospital encerrou o ciclo do Projeto Saúde em Nossas Mãos, idealizado pelo PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde e Ministério da Saúde, alcançando a incrível redução de 50% nos casos de infecções na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, gerando uma economia de R$ 2 milhões e salvando a vida de 50 pacientes.
A exemplo da estratégia de prevenção e controle de IRAS (infecções relacionadas à assistência à saúde) que reduziu 83,3% para 7,2% em 6 meses, o Projeto Saúde em Nossas Mãos, cujo último ciclo iniciou em 2021, contou com a participação de 204 hospitais em todo o Brasil e buscava contribuir para uma mudança na cultura com relação à segurança do paciente, reduzindo os indicadores de infecções hospitalares e impactando na economia das organizações de saúde.
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.