Fachada do HEDA

HEDA realizou mais de 80 mil atendimentos em 2023

Getting your Trinity Audio player ready...

Hospital investiu em infraestrutura, aquisição de equipamentos modernos, capacitação dos profissionais de saúde e otimização dos processos internos

“Queria fazer um feedback do centro cirúrgico e da clínica cirúrgica, que recepcionou muito bem minha mãe, pela cirurgia extremamente segura. A laparoscopia foi um sucesso e só tenho gratidão a toda a equipe e ao HEDA e ISAC”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados ao HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI), pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.

Em 2023, o HEDA, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, realizou 87.557 atendimentos de fevereiro a dezembro. A ausência dos dados do mês de janeiro ocorreu devido à mudança do sistema do hospital.

Além disso, foram realizadas um total de 5.571 cirurgias, sendo 552 cirurgias eletivas e 5.019 cirurgias de urgência e emergência, e um total de 3.363 partos, dos quais 2.033 partos normais e 1.330 partos cesáreas.

Já o Núcleo de Captação de Córneas encaminhou a doação de 28 córneas para o Banco de Olhos do Estado do Piauí, ajudando a reduzir a fila de espera.

O ISAC está à frente do hospital desde junho e tem feito investimentos em diversas áreas, assim como em capacitação profissional em práticas avançadas em saúde, refletindo na qualidade do atendimento e segurança dos procedimentos, afirma Waldineide França, diretora-geral do HEDA.

“Aumentamos a eficiência operacional, reduzindo os tempos de espera e agilizando os processos internos. Além disso, implementamos protocolos mais eficazes para garantir a segurança dos pacientes, resultando em índices positivos de satisfação e confiança”, ressalta Waldineide França.

Destaque também para o início das obras da nova clínica cirúrgica, revitalização do Pronto Socorro, renovação da fachada da unidade e reforma do jardim.

Também foi implementado um novo sistema na lavanderia do hospital, mais moderno, um novo refeitório climatizado para os colaboradores e a aquisição de novos equipamentos para cirurgias ortopédicas e neurológicas.

“Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor e seguro, onde cada paciente se sinta cuidado e respeitado em todas as etapas do seu tratamento”, pontua Waldineide França. “Agradecemos a confiança e reafirmamos nosso compromisso em continuar trabalhando arduamente para superar desafios, melhorar constantemente e proporcionar o melhor atendimento possível à nossa comunidade”, conclui.

Reconhecimento e excelência

O ano de 2023 também marcou conquistas significativas. Em março, o Projeto Lean nas Emergências, organizado pelo Ministério da Saúde, divulgou a classificação dos 39 hospitais participantes de todas as regiões do país e o HEDA ficou entre os cinco hospitais com o melhor desempenho.

O objetivo do projeto é reduzir a superlotação e aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços de emergência nos hospitais, e a classificação do HEDA é a comprovação do trabalho em equipe e compromisso dos colaboradores em oferecer a melhor assistência em saúde para a população de Parnaíba e região.

E em dezembro, o hospital encerrou o ciclo do Projeto Saúde em Nossas Mãos, idealizado pelo PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde e Ministério da Saúde, alcançando a incrível redução de 50% nos casos de infecções na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, gerando uma economia de R$ 2 milhões e salvando a vida de 50 pacientes.

A exemplo da estratégia de prevenção e controle de IRAS (infecções relacionadas à assistência à saúde) que reduziu 83,3% para 7,2% em 6 meses, o Projeto Saúde em Nossas Mãos, cujo último ciclo iniciou em 2021, contou com a participação de 204 hospitais em todo o Brasil e buscava contribuir para uma mudança na cultura com relação à segurança do paciente, reduzindo os indicadores de infecções hospitalares e impactando na economia das organizações de saúde. 

Sobre o HEDA

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.