Novembro Roxo é o mês da conscientização sobre as complicações do parto prematuro

HEDA celebra Dia da Prematuridade e um ano do projeto AcolheNEO

Getting your Trinity Audio player ready...

No mês de sensibilização para a prematuridade, hospital promove palestras e roda de conversa para as mães e pais dos bebês prematuros internados na unidade

O toque de uma mãe em seu bebê prematuro é poderoso o suficiente para salvar sua vida. Fortalecer este conceito é um dos objetivos do projeto AcolheNEO, serviço de neonatologia do HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. E no Dia Mundial da Prematuridade, comemorado em 17 de novembro, a equipe do projeto organizou uma tarde de eventos para as mães dos bebês prematuros internados na unidade, que conta com 24 leitos neonatais.

A programação foi marcada pela celebração de um ano de atividades do projeto AcolheNEO, juntamente com palestras realizadas pela equipe de Enfermagem e uma roda de conversa entre os pais e profissionais do hospital, que proporcionou relatos emocionantes de mães que deram à luz no HEDA.

Criado em novembro de 2022, o projeto AcolheNEO oferece suporte às famílias dos prematuros por meio de conversas semanais, onde a cada encontro um tema diferente é abordado, ajudando a esclarecer dúvidas. Segundo as enfermeiras Geovania Vieira de Brito e Gildenise Monteiro Rabelo, o projeto também visa aproximar os pais da equipe multiprofissional, possibilitando um ambiente mais acolhedor.

Equipe de Enfermagem do HEDA realizou palestras no Dia Mundial da Prematuridade para mães de prematuros e profissionais da unidade
Projeto AcolheNEO do HEDA conta com equipe multiprofissional e promove reuniões com mães e pais de prematuros todas as quintas-feiras no hospital (Foto: HEDA)

Em seguida, as enfermeiras Gerarlene Pontes Guimarães e Islândia Maria Rodrigues Silva conduziram a palestra “Desafios para o Cuidado do Bebê Prematuro”, onde abordaram sobre os cuidados necessários quando o recém-nascido vai para casa, como garantir o aleitamento materno, evitar que durma de barriga para baixo e evitar locais fechados.

Depois foi a vez da enfermeira Leldina Cristina de Paiva Vasconcelos apresentar a palestra “Contato Pele a Pele para Todos os Bebês, em Todos os Lugares”, inspirada no tema lançado este ano pelo Ministério da Saúde, com destaque para o Método Canguru, amplamente aplicado pelo HEDA.

No encerramento, Viviane de Sá, enfermeira e coordenadora de Neonatal, creditou o sucesso do evento graças à dedicação da equipe. “No Dia da Prematuridade, homenageamos a determinação e a força desses pequenos guerreiros, expressando nossa gratidão aos profissionais e às famílias que dedicam amor e cuidado a esses anjos prematuros, transformando suas jornadas em histórias de superação e esperança”, destaca.

Novembro Roxo

Celebrado desde 2008 e com adesão de mais de 100 países, o Dia Mundial da Prematuridade é celebrado em 17 de novembro. A data faz parte do Novembro Roxo, que busca conscientizar sobre as complicações da prematuridade como principal causa de morte no período neonatal.

Atualmente, no Brasil, aproximadamente 302 mil nascimentos ocorrem antes de 37 semanas, o que coloca o país na 10ª posição no ranking mundial com mais nascimentos fora do tempo. E no Piauí, de acordo com dados da SESAPI – Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados até setembro deste ano cerca de 3,7 mil nascimentos de bebês prematuros.

Bebês prematuros exigem atenção e cuidados especializados para que sobrevivam e se desenvolvam de forma saudável
Em todo o mundo, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros, o que corresponde a 1 de cada 10 nascimentos (Foto: Freepik)

E enquanto medidas que podem viabilizar grandes benefícios para os prematuros, aumentando suas chances de sobrevivência, estão o contato da mãe com o recém-nascido logo após o parto, assim como o acesso irrestrito dos pais à UTIN – Unidade de Terapia Intensiva Neonatal dos hospitais.

Por isso, em 2023, o tema escolhido para a campanha global é “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, com ações sendo promovidas em hospitais de todo o mundo, e o HEDA faz parte dessa campanha.

Sobre o HEDA

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.