Getting your Trinity Audio player ready...
|
Programa de desenvolvimento do ISAC, realizado pela equipe de RH e da Genesis Gente e Gestão, oferece palestras e treinamentos para os gestores das unidades
Organização e fluxos bem estabelecidos são a chave para o sucesso de uma boa gestão. E conhecer os processos em Gestão de Pessoas é fundamental para auxiliar na tomada de decisões.
Estes foram alguns aprendizados do encontro de lideranças do HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, realizado nos dias 23 a 27 de outubro.
O evento faz parte do programa de desenvolvimento dos gestores do Instituto. E cada ciclo aborda temas diversos, como relacionamento interpessoal, importância da comunicação e cultura de feedback para os liderados.
“A proposta é trabalhar tanto o desenvolvimento das competências técnicas quanto comportamentais”, afirma Daíse Lopes, psicóloga e gestora de RH do ISAC. “O programa abrange todas as unidades geridas pelo ISAC, com treinamentos, palestras e disseminação de informações e protocolos, e vem sendo reformulado”, acrescenta.
Conhecimento para antecipar soluções
O encontro reuniu 65 participantes e trouxe o tema “Demonstração das atividades e processos realizados pela Gestão de Pessoas e seus respectivos funcionamentos e fluxos”, conduzido por Lucas Dourado, CEO da Genesis Gente e Gestão.

Durante a semana foram apresentados os fluxos e processos na área de Gestão de Pessoas e seus respectivos departamentos: de Pessoal; Recursos Humanos e SST – Saúde e Segurança do Trabalho. Também foi realizada uma dinâmica e um momento de integração entre participantes.
“O objetivo era fazer os líderes conhecerem a área de Gestão de Pessoas, os fluxos e processos, e saber quando e como agir em cada situação”, resume Lucas. “No encontro, o engajamento e aprendizado dos gestores foi evidente, principalmente em relação à saúde e segurança, e nosso objetivo foi atingido”, conclui.
Para Marcelo Veloso, diretor-geral do HEDA, o evento foi considerado excelente e atendeu todas as necessidades dos gestores.
Semana de aprendizados
Além de abordar assuntos como legislação trabalhista, convenções e rotinas de escalas, o encontro também apresentou aspectos de desenvolvimento para melhorar o desempenho dos gestores, segundo João Paulo de Souza, gerente de SST.

O primeiro foi o alinhamento de expectativa entre as equipes, enquanto o segundo, um treinamento dos processos de segurança do trabalho e a demonstração das suas etapas.
Outro aspecto de desenvolvimento foi a apresentação do SESMT – Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho da instituição, a fim de incentivar os líderes a fazer parte da cultura de prevenção e disseminar os processos entre os liderados.
E finalmente, a inspeção de segurança, que consiste na identificação dos processos de trabalho de cada área que podem expor os colaboradores ao risco de acidente, e realização de avaliações.
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.