Getting your Trinity Audio player ready...
|
HEDA e HNSF reformaram suas instalações e passaram a elaborar refeições que atendam às necessidades específicas dos pacientes, acompanhantes e colaboradores
Uma boa alimentação é um dos pilares para uma vida saudável. E o ambiente onde nos alimentamos somado à qualidade desses alimentos influencia como o nosso corpo reage ao longo do dia.
Por isso, o HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e o Anexo II – HNSF – Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba (PI), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, inauguraram, em fevereiro de 2024, novos refeitórios, mais modernos, climatizados e acolhedores, e novos cardápios, elaborados por nutricionistas.
A iniciativa visa oferecer um serviço de excelência para todos, afirma Wal França, diretora-geral do HEDA. “As melhorias nos refeitórios beneficiam tanto os pacientes e acompanhantes, que agora contam com refeições mais nutritivas e saborosas, quanto os colaboradores, que podem desfrutar de um ambiente mais agradável e confortável para suas refeições”, destaca.
Já em funcionamento, os novos refeitórios têm sido bastante elogiados pelos colaboradores, inclusive pela variedade e qualidade das cerca de duas mil refeições preparadas diariamente.
“A reforma dos refeitórios e a implementação do sistema self-service (sirva você mesmo, em tradução livre) proporcionaram uma experiência mais positiva para os colaboradores, que agora podem escolher os alimentos que desejam e montar seus pratos de forma personalizada”, enfatiza a nutricionista Thalita Oliveira, supervisora da equipe de Nutrição.
Segurança alimentar
A equipe de Nutrição do HEDA e Anexo II – HNSF é composta por 55 profissionais, entre nutricionistas, cozinheiros, auxiliares e copeiros. Todos trabalham em conjunto para garantir refeições nutritivas, saborosas e adequadas às necessidades específicas dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, levando em consideração restrições alimentares, patologias e preferências individuais.
As novas instalações, assim como os cardápios personalizados, garantem um serviço de excelência em nutrição e também representam um investimento em segurança alimentar e na qualidade de vida de todos os públicos.
A temperatura das refeições é controlada rigorosamente no balcão térmico, assegurando que os alimentos permaneçam adequados durante todo o tempo. Essa medida é essencial, por exemplo, para os setores fechados, como UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, CPN – Centro de Parto Natural e Centro Cirúrgico, que continuam recebendo as refeições lacradas, duas vezes ao dia.
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.